Porque a limpeza frequente do ar condicionado evita doenças graves? Já programou a sua?
Porque a limpeza frequente do ar condicionado evita doenças graves? Já programou a sua?
Todo mundo ama ar condicionado no verão ou no calor não é mesmo? O ar condicionado proporciona uma sensação de conforto térmico inigualável. O que seria da sociedade moderna sem o ar condicionado? Ele já está integrado na paisagem dos escritórios e com o advento dos modelos split de ar condicionado, seu uso passou a se tornar corriqueiro.
Mas o que deveria ser um privilégio moderno e algo que traz bem estar pode esconder alguns problemas graves em seu modo de uso. Muita gente coloca ar condicionado em casa, em escritórios ou mesmo em grandes áreas como cinemas, shoppings centers, supermercados, mas esquece um ponto elementar.
A manutenção preventiva do ar condicionado. Infelizmente muita gente acredita que basta usar sem se preocupar com regras básicas de uso e claro, da importância de existir uma verificação frequente das condições de uso dos aparelhos e sua regular limpeza e higienização, assim como a verificação de níveis de gás e análise técnica de consumo de energia dos aparelhos de ar condicionado.
Mas porque fazer a manutenção preventiva e limpeza dos aparelhos é tão importante do ponto de vista de saúde? Simples, ela evita uma série de doenças que mostraremos abaixo e que podem ser evitadas com ações simples:
1)Ressecamento do muco pulmonar
A mucosa nasal é revestida por cílios vibrantes, responsáveis por expulsar bactérias, fungos e vírus que entram em nosso organismo pelo ar que respiramos. Como o uso do aparelho de ar condicionado gera uma redução grande de umidade do ambiente, vai gerar também um ressecamento desta região do corpo humano, aumentando de forma considerável a possibilidade de contrair infecções.
2)Doença do Legionário
A chamada Doença do Legionário é causada por um tipo específico de bactéria, chamada de Legionella pneumophyla e outros tipos de Legionella. A transmissão começa quando o filtro dos aparelhos de ar condicionado, ao “gelar” o ar não conseguem reter todas as impurezas existentes, que se acumulam nos ductos e fazem com que a circulação de ar possa a vir a prejudicar a qualidade do ar que é expelido. Isso pode levar a uma pneumonia severa, daí a importância da limpeza com datas pré estabelecidas dos filtros. Asma
Outras alergias respiratórias são doenças inflamatórias crônicas que acometem as vias respiratórias, como por exemplo, a asma.
A doença se manifesta clinicamente por crises de falta de ar ou cansaço, chiado no peito e sensação de aperto no peito, geralmente acompanhada de tosse. Cerca de 80% dos pacientes que tem asma, apresentam também rinite.
Sem a limpeza dos filtros, fungos podem ficar depositados no aparelho disseminando assim esporos e prejudicando quem tem a doença.
3)Rinite alérgica
A rinite alérgica é uma infecção que ocorre na membrana basal. É caracterizada por espirros repetidos, coriza líquida e abundante, olhos lacrimejantes, coceira (em nariz, olhos, garganta e ouvidos), congestão nasal, alteração do olfato e do paladar, olhos avermelhados e irritados. O ar contaminado em a checagem frequentes dos filtros de retenção do ar de poeira por exemplo, causam estes efeitos.
4)Amigdalite
A amigdalite é a inflação das amígdalas, localizadas no fundo da boca. A doença pode ter duas origens: viral ou bacteriana. No caso da viral, é causada principalmente por Adenovírus, vírus Epstein-Barr e o Citomegalovírus (EBV e CMV, respectivamente, causadores da mononucleose infecciosa), entre outros. Já na bacteriana é detectada a presença de Streptococos e Pneumococos na corrente sanguínea. Os sintomas mais comuns da doença são: dor de garganta, febre, mau hálito, amígdalas inchadas e com manchas brancas ou amareladas.
Portanto um ambiente, para estar realmente limpo , necessita de um profissional ou de uma empresa especializada na limpeza e manutenção de aparelhos de ar condicionado. Não se trata de um luxo ou algo restritivo. Esses pré requisitos manutenção preventiva e limpeza são fundamentais para a saúde de quem usa o ar condicionado.
Aliás o bolso agradece também, visto que a manutenção preventiva dos aparelhos de ar condicionado ajudam a diminuir a emissão de poluentes no ambiente e diminuem muito o consumo de energia do aparelho, aumentando sua vida útil e consequentemente reduzindo custos com novos aparelhos.
Já imaginou um funcionário de sua empresa solicitando afastamento por conta de doenças? Um prejuízo altíssimo e que não pode ser medido.
Estamos preparados para lhe ajudar nestas questões.
Clique aqui e fale agora com um de nossos consultores e lhe indicaremos as melhores soluções para lhe ajudar quando o assunto for Ar Condicionado!
